Sobre
Este site é um agregado de minha presença online (ainda em construção).
Bio

Nasci em Limeira (SP), mas moro em Campinas (SP) há dez anos, desde quando iniciei um curso de graduação em engenharia elétrica na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ). Durante o curso, dediquei-me principalmente às interfaces da engenharia elétrica com a computação e com a sociedade. Meu trabalho de fim de curso explorou essas conexões em relação aos algoritmos denominados "redes neurais artificiais", principal componente da inteligência artificial contemporânea.
De 2023 a 2025, realizei pesquisa de mestrado em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS ) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH ) da Unicamp, linha "Ambiente e tecnologia". Minha dissertação, "Mediação algorítmica e aprendizado de máquina", visa descrever a operação sociotécnica do aprendizado de máquina com base em uma análise empírica de patentes da empresa Google e com vistas a uma conceitualização da agência dos algoritmos como um tipo específico de mediação técnica, o que chamei de "mediação algorítmica". Atualmente sou doutorando em ciências sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS ) do IFCH/Unicamp, linha "Modos de conhecimento e suas expressões: experiências e trajetórias", com pesquisa sobre descolonização e tecnologias digitais.
Projetos
Descolonizar o digital
Projeto de pesquisa de doutorado em Ciências Sociais em andamento, inicialmente intitulado "Problematizar o digital: o software Baobáxia como um caso de alternativa à tecnologia dominante" orientado por Pedro Ferreira (DS/IFCH/Unicamp) e Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Mediação algorítmica e aprendizado de máquina
Projeto de pesquisa de mestrado em Sociologia inicialmente intitulado "Mediação algorítmica nas sociedades de controle: caracterização da modulação de comportamento de usuárias por meio de técnicas de aprendizado de máquina em patentes da Google" orientado por Pedro Ferreira (DS/IFCH/Unicamp) e Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp, projeto n. 2023/01858-0).
- Rafael Gonçalves. 2025. Mediação algorítmica e aprendizado de máquina: uma caracterização baseada em patentes da Google sobre técnicas de modulação de atividade. Dissertação (mestrado), Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
- Ferreira, Pedro Peixoto, e Rafael Gonçalves. 2024. “Padrões depressivos: fenotipagem digital e subjetivação neoliberal” . Caderno CRH 37:e024041. doi: 10.9771/ccrh.v37i0.62006.
- Gonçalves, Rafael. 2024. “Mediação algorítmica, viés de gênero e sexismo algorítmico” . P. 1526–34 em Anais da XV Jornada Latino-Americana de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Campinas.
- Gonçalves, Rafael, e Giordanno Oliveira Padovan. 2024. “Coletivos maquínicos e sistemas digitais: Tensionamentos da noção de humanidade a partir de técnicas de aprendizado de máquina patenteadas pela Google” . Anais da ReACT - Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia 6(6):1–23.
- Gonçalves, Rafael, e Giordanno Oliveira Padovan. 2024. “Captura da virtualidade em algoritmos bioinspirados: apropriação da informação em práticas de modelagem computacional biomimética” . em Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. Belo Horizonte: ABA - Associação Brasileira de Antropologia.
Uma introdução indisciplinar às redes neurais artificiais
Durante a graduação em engenharia elétrica, me interessei em contribuir para uma descrição das redes neurais artificiais para além de barreiras disciplinares, visando uma exploração transdisciplinar que as caracterizassem sociotecnicamente. Meus trabalhos deste período foram orientados por Romis Attux (DCA/FEEC/Unicamp) e Pedro Ferreira.
- Gonçalves, Rafael. 2022. “Automatismo ontem e hoje: reflexões sobre os limites da inteligência artificial a partir de Simondon”. Ideias 13:e022008. doi: 10.20396/ideias.v13i00.8668218 .
- Gonçalves, Rafael, e Pedro Peixoto Ferreira. 2022. “Eficiência como viés algorítmico nas técnicas de aprendizado de máquina: caracterização baseada na produção tecnocientífica da Google” . em XXX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP.
- Gonçalves, Rafael, e Pedro Peixoto Ferreira. 2022. “Aprendizado de máquina como mediação técnica computacional: viés de gênero no processamento automático de textos relacionando profissões pelo algoritmo BERT” . em Anais [recurso eletrônico] : resumos da 74ª Reunião Anual da SBPC.
- Gonçalves, Rafael. 2020. “Redes neurais (parte 1): Classificação linear usando perceptron”. hackerspace FEEC. Acesso em 24 de novembro de 2022 (https://hackerspacefeec.gitlab.io/redes-neurais-parte-1-classificacao-linear-usando-perceptron.html ).
- Gonçalves, Rafael, e Romis Attux. 2019. “Fundamentals of deep neural networks - application based in convolutional networks”. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP (27):1–1. doi: 10.20396/revpibic2720193040 .
Links
Contato
Você pode me contatar enviando um e-mail para rafaelg arroba riseup.net.